Gestão alinhada com inovação dos processos é crucial para sucesso da automação com ODRs4 min read

Tempo de leitura: 3 Minutos

Por Kelvin Araki

Inspirar para transformar não é só um clichê. Da mesma forma que as crianças aprendem e crescem imitando os adultos, muitas vezes os comportamentos dentro de uma empresa são moldados pelas formas de agir e pensar das suas lideranças. É por isso que as equipes de RH se preocupam em formar líderes comprometidos com a missão das companhias, pois sabem que o comportamento de diretores e gestores inspira toda a equipe. 

Nos países de língua inglesa essa percepção costuma ser referida como a famosa “cultura top-down”, que vem do “topo” da cadeia hierárquica das empresas até a sua “base”. Ainda que  pareça algo autoritário, trata-se de um movimento importante para momentos críticos das companhias, especialmente quando é preciso inovar, adotar um novo curso de ação ou uma nova tecnologia. 

Nestes momentos, é importante que as lideranças sejam as primeiras a serem treinadas e instruídas sobre a importância do novo processo ou tecnologia, para que aos poucos possam evangelizar os seus liderados e promover a transformação necessária para aquela companhia. 

Afinal, a falta de comprometimento de diretores, gestores e coordenadores pode chegar a impedir a adoção de práticas que vão trazer eficiências muito consideráveis no longo prazo. Uma pesquisa recente realizada por uma plataforma internacional de acordos descobriu que apenas 40% dos trainees e advogados associados viam os profissionais seniores de suas empresas como referência no uso de tecnologias para atuação no ambiente jurídico e, em muitos casos, os profissionais iniciantes conheciam tecnologias interessantes para o uso no dia a dia das empresas, mas se viram impedidos pela gestão dos escritórios de utilizá-las.

Com isso em mente, capacitar os seus gestores, coordenadores e diretores não é uma perda de tempo. Conheço profissionais responsáveis pela implementação de processos tecnológicos e automatizados nos escritórios que pensam que não vale a pena dedicar tempo de treinamento para profissionais de alto escalão que não vão operar as ferramentas. No entanto, deixá-los conscientes do que cada plataforma pode fazer permite que os novos formatos de atuação sejam melhor aceitos e mais utilizados pelas suas equipes.

Qual o impacto da automação de ODRs?

Alguns dados internos da Justto já colocaram em evidência que lideranças que entendem como a plataforma é operada pelos seus negociadores e sabem o impacto que a automação de ODRs pode ter nos seus acordos conquistam ROIs significativamente maiores do que os clientes e parceiros que não capacitaram suas lideranças. Atualmente, sabemos que mais de 90% dos líderes do mercado jurídico entendem que inovar é fundamental para sua estratégia de crescimento, mas apenas 5% se dizem satisfeitos com seu desempenho em projetos de inovação. 

Cientes disso, aqui na Justto nós nos dedicamos a garantir que o alto escalão das nossas parceiras e clientes possam ser verdadeiros embaixadores do uso de plataformas de ODR. 

Todas as lideranças são convidadas para os nossos treinamentos para entenderem o funcionamento da plataforma no detalhe, tornando-se referências dentro das suas empresas como profissionais certificados na resolução de conflitos e fechamento de acordos por meio de plataformas de ODR. 

Além disso, os parceiros da Justto contam com um gerente de contas que treina e capacita os negociadores e apoia os gestores das células de acordo na elaboração de relatórios, em reflexões sobre políticas de acordo e até na gestão da equipe com relatórios de performance.

Inovar a solução de conflitos do seu escritório e alavancar a capacidade de fechamento de acordos é algo que pode ser feito com agilidade e eficiência, aliando a tecnologia do ODR com a inspiração que transforma. 

Quer se tornar um embaixador da transformação digital e automação com o uso da tecnologia de ODR no seu escritório? A Justto pode apoiar você a alcançar uma performance até 5 vezes maior com a automação em ODRs em questão de poucas semanas. Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como isso é possível.

ROI celula de acordos

Outros artigos:

Implementar a LGPD não é tão simples na prática, mas é possível de ser realizada de maneira objetiva

Para além do Online na Resolução de Disputas: entenda como a Justto traz mais tecnologia para o ODR

Perspectivas do uso de ODR como solução ágil e eficiente dos conflitos

Por que as empresas escolhem ODRs e não o seu escritório? Descubra quatro atitudes para reconquistar seus clientes

%d blogueiros gostam disto: