De‌ ‌olho‌ ‌no‌ ‌futuro:‌ ‌os‌ ‌benefícios‌ ‌de‌ ‌automatizar‌ ‌sua‌ ‌célula‌ ‌de‌ ‌acordo‌ ‌

O mundo está mais digital e isso não é novidade para ninguém. Os robôs farão cada vez mais parte do dia a dia das pessoas e a inclusão da automação na rotina das empresas, inclusive no ambiente jurídico, será inevitável nos próximos anos, como mostram dados de mercado. Segundo o IDC, até 2022 cerca de 70% das organizações do mundo terão acelerado o uso de tecnologias e, até 2024, a estimativa é que 75% das empresas tenham planos de implementar a transformação digital, mais do que os 27% dos anos 2020.

Parte desse avanço é reflexo do cenário em que vivemos, especialmente depois de 2020, quando muitos hábitos da sociedade se reconfiguraram e o online se tornou imprescindível para estudar, trabalhar, se alimentar, se divertir e fazer compras. 

Além disso, há uma expectativa bastante promissora em relação às finanças corporativas. Segundo dados da Gartner, as empresas que fizerem o uso de tecnologias de automação devem reduzir em cerca de 30% os seus custos operacionais e de processos, já que partes das tarefas rotineiras das empresas serão automatizadas. 

É o que se estima que irá acontecer, por exemplo, com as atividades de assistentes legais e paralegais. Essas profissões têm uma chance de 94% de terem seus trabalhos automatizados, taxa bem próxima da automatização esperada nos setores de biblioteconomia e contabilidade, entre outros trabalhos administrativos, segundo um guia da NPR


Fonte: NPR / Divulgação

Neste sentido, a grande vantagem da automação é permitir que os profissionais passem a  focar o seu tempo de trabalho na execução de tarefas mais estratégicas, otimizando não só o uso do seu tempo, mas também de suas expertises.  Não é à toa que advogados têm uma chance baixíssima (de 3,5%) de terem seus trabalhos automatizados, da mesma forma que médicos (0,5%) e editores (5.5%). 


Fonte: NPR / Divulgação

Acelere atividades lentas e repetitivas

Podemos citar como exemplo as frentes de negociações em empresas e escritórios de advocacia. As células de acordo têm uma grande dificuldade com atividades que demandam mais tempo e são repetitivas, como a busca de contato das partes e o envio manual de mensagens de acordo para cada uma das partes.

Além disso, há também o desafio de manter a constância e consistência das mensagens enviadas, ou de enriquecê-las com informações personalizadas, o que é ainda mais complicado e demorado de se fazer em processos manuais. 

Ao automatizar a uma célula de acordos, as plataformas de resolução de conflitos conseguem buscar dados de contato das partes e do processo por meio de rastreadores que monitoram os Tribunais de Justiça e Bureaus de informações. Em poucos minutos, é possível recuperar e-mails, telefones e até o estágio do andamento dos processos, o que permite controlar e acelerar o desenrolar das negociações. 

Desenhe comunicações mais assertivas e estratégicas

É muito comum que exista um receio de que a automação tire a personalidade dos casos e os tornem mais homogêneos, tornando as respostas mais “robotizadas” e pasteurizadas.

Entretanto, a automatização de processos não limita e não descaracteriza as especificidades de cada cliente ou tipo de carteira. Isso porque  envio de mensagens é feito por meio de estratégias criadas e testadas para levar em consideração os tipos de processos (cível ou trabalhista), os assuntos negociados, bem como os valores e obrigações das partes. Isso facilita na redação de mensagens de acordo que têm maior taxa de sucesso, já que oferecem a chance de calibrar o tom da proposta conforme o momento do processo e aplicando as abordagens que têm mais chances de serem bem sucedidas.

Acompanhe o sucesso do seu time contencioso em tempo real

Um outro questionamento bastante comum tem relação com o controle e acompanhamento do estágio das negociações, já que o preenchimento do sistema é feito de forma manual.

Na plataforma automatizada de acordos da Justto, por exemplo, toda a comunicação é intermediada pelo sistema, o que garante a visibilidade do andamento de cada acordo em negociação. Ou seja, os gestores passam a conseguir saber exatamente em que estágio estão cada um dos acordos, bem como analisar a qualidade da abordagem feita pelos negociadores que atuam em cada uma das carteiras.

Por meio dos painéis de controle como o da imagem abaixo, a plataforma pode também auxiliar na compreensão e acompanhamento do sucesso do time contencioso, tudo em tempo real, com a possibilidade de filtrar por diferentes características e especificidades.

Esteja preparado para o futuro

Muitos clientes ainda ficam em dúvida sobre o investimento necessário para implementar a automação de uma célula de acordo. No curto prazo, o valor pode parecer alto, mas os benefícios de aumento de eficiência e até mesmo de escalada da receita considerando o médio e longo prazo podem compensar, especialmente se o escritório conseguir negociar contratos que tenham bonificações por volume de acordos fechados. Além disso, após a curva de aprendizado, é possível economizar com custos de pessoal, mantendo a eficiência da célula de acordo mesmo com uma equipe de negociadores até 30% menor. 

Outro ponto importante a ser considerado são as constantes mudanças do mercado de acordos. Se hoje ele ainda é visto como um departamento com baixa margem de lucratividade, a automação deste setor traz a oportunidade não apenas de aumentar a escala das negociações (elevando o número de acordos fechados), mas também oferece a chance dos seus negociadores focarem  seus esforços no que sabem fazer de melhor, como verificar as abordagens e buscar novos ângulos ou oportunidades inéditas de acordos. Isso é o futuro! 

Ou seja, ao adotar uma plataforma de resolução de disputas como a Justto , seus negociadores podem passar a se dedicar à análise dos casos mais bem sucedidos, compreendendo quais são os casos mais recorrentes e as melhores estratégias de acordo, abrindo a oportunidade do seu escritório fechar ainda mais acordos mesmo sem aumentar a equipe.

Afinal, ao eliminar os trabalhos repetitivos que os ‘robôs’ podem fazer, sua equipe se verá livre para usar toda a sua energia e inteligência para mapear padrões, dados e desenvolver estratégias que podem colocar o seu escritório à frente no mercado.

Que tal ver na prática como a Justto pode ajudar você a automatizar sua célula de acordo e tornar suas negociações ainda mais eficientes? Peça aqui uma demonstração de nossa plataforma agora mesmo.

%d blogueiros gostam disto: